quarta-feira, outubro 26

Professorando

Entre outras coisas, estou dando aula na universidade. Todas as impressões que eu tinha a respeito dos professores estavam erradas e tenho a impressão que um aluno nunca vai compreender realmente um professor e como essa relação funciona até que se torne um. Assim como um filho não compreende completamente os pais, imagino.

Eu imaginava que era mais uma no meio de uma turma e não compreendia como um professor tem noção exata do desempenho de cada aluno e como uma nota é muito mais que o resultado de qualquer exama. Pensava a relação aluno-professor como burocracia. Mas eu me preocupo se cada um está aprendendendo, sei quais estão interessados e quais estão enrolando, dou mais atenção para aqueles que me pedem e percebo que eu poderia ter aproveitado mais a universidade se tivesse a consciência de que os professores sabiam que eu estava ali.

Mais do que isso, os professores conversam entre si e trocam opiniões sobre os alunos (trocavam sobre mim?). Numa cidade pequena como Florianópolis, isso pode fazer diferença na vida profissional. Eu mudei bastante desde a universidade, quando era um pouco relapsa, embora tivesse boas notas. Espero que tenha uma chance de mudar qualquer má impressão.

Desejo do dia: matar as saudades dos amigos da Internet, que só tenho visitado em silêncio. Será que um dia vou ter tempo de novo?