terça-feira, setembro 19

Golpe na Tailândia

Dos países que visitei na Ásia,a Tailândia é o mais bonito. Um mar lindíssimo, as limestones sobre o mar, o artesanato caprichado, as cores, os templos, fiquei admirada.

No entanto, causou espanto também a adoração que eles têm pela família real. A foto da família está por todos os lados, em todas as casas, nos outdoors, em cenas importantes ou cotidianas, entre crianças ou militares. Antes de ir para lá, fui avisada de que dois assuntos são sagrados para eles: a família real e o budismo.

Fora isso, é também o país com o povo mais parecido com o brasileiro, alegre, amistoso, contador de piadas (com graça), tentando dar uma volta nos turistas (ah, vai dizer que aqui não tem disto?). Mas como o Brasil não tem (no melhor sentido)!

Fiquei espantada com as notícias sobre o golpe. Depois da Tsunami, isso deve ter dado um bom susto nos turistas! E no povo, penso eu.

Imagine, você saindo do mar em Phi Phi Don e alguém comenta "temos um problema!". "Tsumani?" você pergunta, assutado. "Não! Não tão grave. É só um golpe de Estado" responde o amigo. "Ah, bom", diz você, aliviado, estedendo a canga na areia branca.

Parece uma "revolução civilizada". Não dispararam tiros.
"Blindados e soldados assumiram posições em várias esquinas, mas a vida continuou praticamente normal na capital -- com muito trânsito e chuva nas ruas. O aeroporto também continuou operando sem interrupções. O general da reserva Prapart Sakuntanak disse pela TV que o golpe é temporário e que o poder será 'devolvido ao povo' em breve."
Que simples, não?

O exército (daquele povo muito gentil) deve estar dizendo para os turistas "não se preocupem, estamos só resolvendo umas questões, revogando a constituição e tirando os canais de TV do ar. Podem continuar a viagem."

Isso e mais uma dúzia de coisas, fazem-me pensar que passear por este mundo está ficando mais complicado. Não basta ter dinheiro, agora é preciso também um pouco de espírito de aventura.















Altar com foto de um membro da família real no aeroporto de Krabi.

"O milagre
Dias maravilhosos em que os jornais vêm cheios de poesia

e do lábio do amigo brotam palavras de eterno encanto
Dias mágicos em que os burgueses espiam,

através das vidraças dos escritórios,
a graça gratuita das nuvens.
(Mário Quintana)"

Desejo do dia: Sim! Terminar mais um artigo para o mestrado!!!