domingo, junho 10

Floripa tour

A Georgia sugeriu um post com os 5 principais pontos da minha cidade, mas é tão difícil escolher 5, que eu escolhi 10...
Tradicionais:
1. Centro, Praça XV, Museu Cruz e Souza, Museu Casa da Alfândega, Mercado
2. Cabeceira da Ponte Hercílio Luz

Os pontos mais tradicionais de visitação são o Centro da Cidade, que inclui a nossa Catedral Metropolitana, a Praça XV, com a tradicional Figueira centenária e os manezinhos jogando dominó. Ao lado está o Museu Palácio Cruz e Souza, que poderia ser mais preservado, mas é um dos únicos registros históricos e aliás, um dos únicos museus da nossa cidade. Da Praça XV dá para ir caminhando, pela famosa rua Felipe Schimit até o prédio da Alfândega, onde está a maior oferta e os melhores preços de artesanatos típicos da cidade.

Ao ladinho está o Mercado Público de peixes e outros, onde os vendedores gritam as melhores ofertas e as lojistas perguntam "o que é que falta?". É no Mercado que está o famoso Box 32, onde se toma um bom chopp e um pastel de camarão especial.

Foto: Rua Felipe Schimit, que faz parte do Centro Histórico.
Um ponto próximo, mas um pouquinho longe para ir a pé dali é a cabeceira da Ponte Hercílio Luz, cartão postal mais famoso da cidade e que está em reforma, depois de muita polêmica. Acho que seria um ótimo lugar para um tipo de bondinho. É bonita de se visitar de dia e à noite.
A partir dela, começa a Avenida Beira-Mar, cuja ciclovia é muito utilizada para exercícios por quase todos nós e para passeios de domingo, eu diria, por todos nós. Domingo é o dia da feirinha de artesanato (no trapiche) e do encontro de carros antigos (no Koxixo's). Tem um fim-de-tarde lindo, principalmente no outono.
Foto: Ciclovia na Avenida Beira-mar.
Roteiro Leste:
3. Lagoa da conceição, Mirante da lagoa,
4. Joaquina e Dunas,
5. Praia Mole, Ponto de Vista, Ponta das Caranhas
É muito comum ser parada por algum turista procurando o caminho da Lagoa, pois a nossa sinalização não é grande coisa. Mas é gostoso pensar que em breve aquelas pessoas do carro vão se deparar com uma visão incrível do Mirante do Morro da Lagoa, principalmente se o dia estiver aberto e que nenhuma foto consegue captar. Lá de cima dá para ver a Lagoa da Conceição, (Wikipedia) a Praia da Joaquina, as Dunas, a Praia Mole, pelo menos.
Sempre que eu passo por alí, de dia ou de noite, agradeço por viver em um lugar tão bonito.
























Fotos: Sandboard nas Dunas da Joaquina

Descendo o Morro, no Centrinho da Lagoa, estão muitos restaurantes, bares, cafés e lojinhas. É um local para jantar (Pizza na Pedra, hum), para sair à noite e para encontrar os amigos no fim-de-tarde, aos domingos.
















Fotos: Avenida das Rendeiras
Seguindo pela Avenida das Rendeiras (há muitos restaurantes, recomendo o Barba Negra e o prato de macarrão ao molho fungi com camarão), que ladeia a Lagoa, chega-se à praia da Joaquina, famosa pelo surfe e pelas dunas, onde se pratica o sandboard, mas eu só recomendo para quem não se importa em passar o dia com areia na orelha. O tombo é inevitável.








Fotos: Praia da Joaquina
A próxima praia é a Mole, para mim uma das mais bonitas da Ilha e também ponto de surfistas e corpos sarados. No final da praia Mole, está a bela Praia da Galheta, onde as pessoas, principalmente homens e gays, praticam o nudismo. Só dá para chegar à pé. Foi na Praia Mole que eu e o Bruno flagramos, admirados, dezenas de golfinhos brincando de surfar nas ondas. Dois “abobados”, como se diz por aqui.









Fotos: Praia Mole
Passando a Praia Mole no próximo morro há um mirante para a Lagoa, no bar Ponto de Vista imperdível.


















Fotos: Mirante do Ponto de Vista e restaurante Ponta das Caranhas.
E descendo o morro, à esquerda, está o restaurante Ponta das Caranhas, que serve, à beira da Lagoa, um peixe enrolado recheado com camarão e catupery e rodeado com batata palha também imperdível. Quem quiser, pode seguir para a Barra da Lagoa, comunidade tradicional de pescadores.
Roteiro Sul:
6. Ribeirão da Ilha, Ostradamus
O Ribeirão é uma comunidade antiga com muitas casas em estilo açoriano preservadas e que, há alguns anos, investiu na criação de ostras. Um dos lugares mais gostosos alí é o restaurante Ostradamus. Não há quem não saia encantado.


















Fotos: Restaurante Ostradamus e o Ribeirão da Ilha
Roteiro Norte:
7. Santo Antônio de Lisboa
8. Jurerê, Praia do Forte, Forte de São José da Ponta Grossa.
Foto: Restaurante Açores
No caminho para o Norte está a comunidade de Santo Antônio de Lisboa, também com casinhas preservadas e que tem um restaurante que adoramos, ao lado de uma igrejinha linda, o Açores. A sequência de frutos do mar é uma ótima pedida. Ao lado está um museu que é uma graça, com uma boa variedade de artesato.

Muitas pessoas vão para a praia de Jurerê por causa da boa infra-estrutura e pelo mar mais quente e calminho. Ultimamente tem sido procurada também pelas baladas, que acontecem durante o dia, nos restaurantes e bares à beira da praia. Na ponta esquerda de Jurerê Internacional estão a Fortaleza de São José, interessante para quem gosta de história e a pequena e calma Praia do Forte.

Roteiro aventura:
9. Ilha do Campeche
10. Costa da Lagoa
Para quem curte passeios mais ousados, vale à pena tirar um dia para visitar a Ilha do Campeche. É preciso pegar um barco de pescadores na praia da Armação. A Ilha é pequena, mas tem uma água muito transparente (ótima para snorkeling) e inscrições ruprestres diversas. Na Costa da Lagoa também há uma caminhanda, que termina em uma cachoeira. Mas o mais comum é os turistas irem de barco, que sai do comecinho da Avenida das Rendeiras. A paisagem é bonita e há diversos restaurantes que especializados em frutos do mar.

Plus
11. Lagoinha do Leste
Na Lagoinha de Leste, há uma lagoa deliciosa que desemboca no mar, só é possível chegar andando ou de barco. É uma caminhada linda, que pode ser feita por dois lados, durando um pouco menos de uma hora ou quase duas. É muito gostoso passar o dia lá, mas na volta dá uma preguiça! (Tem fotos lindas da caminhada aqui no blog do Aurélio)

Outros:

- Altos do Morro da Cruz
- Morro das pedras
- Passeio de escuna para as Fortalezas e Ilha de Anhatomirim
Outras paisagens bonitas podem ser vistas do Altos do Morro da Cruz, bem no meio da cidade, do Mirante Morro das Pedras, no Sul da Ilha e de um passeio de barco pela Fortaleza de Anhatomirim, que geralmente também leva à Baía dos Golfinhos (sempre que eu fui, vi os golfinhos, mas algumas pessoas me disseram que foram e não viram).
- Duas praias lindas e famosas que ficam no Norte: Brava (infelizmente construíram demais por lá. É lá que fica o Kioske do Pirata, balada diurna, famosa no verão) e a Praia do Santinho. Esta última tem um famoso Resort, oCostão do Santinho e incrições rupestres nas rochas, mas é a praia mais distante da Ilha.









Fotos: Vista do Mirante do Morro da Cruz e vista do Mirante do Morro das Pedras.

Artesanato: sou apaixonadapelo artesanto local, principalmente o que está relacionado ao folguedo do boi-de-mamão e à vida dos pescadores e rendeiras.
E se chover? oh, oh

Desejo do dia: colocar os e-mails em dia.