segunda-feira, agosto 21

Blogagem coletiva - reação à violência

A Laura está organizando uma blogagem coletiva sobre "o que sentimos diante diante da violência no mundo, do terror, especialmente do medo que vivemos aqui no Brasil nas grandes cidades como Rio e S. Paulo" Veja quem está participando aqui.

Lembrei deste desabafo do Alexandre Garcia, falando mais como cidadão indignado do que como jornalista (em tempo, ele não foi demitido por causa disso!):


Assim como foram criadas as campanhas ambientais, quando o movimento ecologista começou a alertar o mundo para a necessidade de preservar, imagino como poderia ser uma campanha do tipo "o que você pode fazer pela paz?"

Quando se tem atidudes preconceituosas, agride-se alguém com palavras, quando se prejudica intencionalmente outra pessoa, quando se ataca a sua honra e às vezes no instante de uma "simples fofoca", está-se agindo com violência. Mesmo o silêncio pode ser uma atitude violenta, pois ser ignorado também promoca sofrimento. Essas formas de violência não estão restritas a nenhuma cor, credo ou classe social.

Assim como a crise ambiental, a crise de violência não vai acabar sem o comprometimento de todos, sem uma nova maneira de viver nesse mundo.

É preciso mostrar indignação sim, é preciso se manifestar, procurar alternativas, buscando provocar um movimento de mudança.

Não tenho nenhuma solução senão um compromisso pessoal de tentar buscar uma forma de viver diferente, menos violenta para mim e para as outras pessoas, incentivar e esperar que um dia os outros façam o mesmo e que toda a humanidade possa encontrar um novo caminho, reclamado por tantos seres humanos brilhantes, desde tanto tempo...

"O poder desenacadeado do átomo mudou tudo, menos nossa forma de pensar... Se a humanidade houver de sobreviver, necessitaremos uma nova forma de pensar" (Albert Eisntein)

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamosde humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essasvirtudes, a vida será de violência e tudo será perdido." (Charles Chaplin)

"A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta." (Buda)

"Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." (Gandhi)

Desejo do dia: humildade



Nenhum comentário: