terça-feira, dezembro 12

Do coração do Papai Noel

Neste Natal, resolvi participar do Projeto Papai Noel dos Correios. "O objetivo prioritário do projeto é responder com atenção e carinho as crianças que escrevem ao Papai Noel, por meio das cartas-resposta e da visita ao papai Noel (...)."

Mesmo sendo uma data de fúria consumista, acredito que discursos ideológicos não minimizam a tristeza de uma criança que se sente excluída.

Chegando lá, a senhora que atendia me passou uma caixa cheia de cartinhas.


















Eu deveria ler e escolher uma, depois comprar o presente e deixar lá, com o endereço de entrega. Comecei então a ler os pedidos.

Não havia apenas cartas de crianças, mas de mães e pais preocupados que pedindo roupas e brinquedos, mas também muitos pedidos de cestas básicas para a ceia. Uma mãe que se encontra presa, pede que alguém compre presentes de Natal para os seus filhos. Alguns pedem presentes caros, como videogames e computadores, outros, tênis, bola e até um chinelo. Sonho é sonho. Um menino pediu uma cesta básica para a família e um chinelo para avó. Escolhi uma cartinha que gostaria de ganhar material escolar e uma pasta fichário da Hello Kitty. Como CDF que sempre fui, este foi o pedido que mais me tocou.

Na semana seguinte, minha diversão foi fazer essas compras. Mas na hora de escrever o cartão, fiquei pensando em como assinar... Papai Noel? Depois de queimar a mufa um pouquinho, resolvi assinar: "Do coração do Papai Noel". Acho que ela vai ficar bem feliz.

Chegando nos Correios para entregar o presente, percebi que a salinha havia se tornado um verdadeiro Centro de Distribuição do Papai Noel! Fiquei feliz por ver que havia até bicicleta entre os presentes. A senhora me disse que eles estão recebendo umas 200 cartas por dia.



Na saída fiquei pensando sobre quem seriam as crianças que receberiam esses presentes. Então vi um menino, engraxate, correndo na direção de um senhor cego, perguntando se ele precisava de ajuda para atravessar a rua. Pensei que não importava quem estava recebendo, pois todas as crianças ficam felizes quando alguém se importa e todas merecem.

Brincadeira de festejos é uma coisa, caridade é outra e responsabilidade social é ainda outra. Gostaria que essa troca de presentes fosse apenas uma brincadeira de festejos e não um retrato de uma sociedade pouco justa.

A minha amiguinha é da Serraria, no município de São José. Eu gostaria de participar de projetos mais próximos. Seria interessante saber mais sobre a comunidade onde moro agora, indicadores de saúde e educação, quantas escolas, quantas crianças e jovens, quais os principais problemas, projetos locais. Estou procurando a Associação de Moradores para participar, mas os caminhos que encontrei na Internet não deram certo. Mandei um e-mail até para a Prefeitura para saber se eles têm algum contato. Faz parte da minha idéia de mestrado, mas isso é um outro assunto.

Desejo do dia: disciplina.

Nenhum comentário: