terça-feira, março 18

Personalidade

Somente quem é de SC vai entender o motivo de todos cantarem com tanto entusiasmo, neste clip da música "Certos Amigos", do Grupo Expresso. É o fundo para este post.

"Se certos amigos nos mostram que o mundo ainda é bom...
Por saber, que tendo você do meu lado eu me sinto mais forte
Quero beijar o teu rosto e pegar tua mão
Se cada estrela no céu é um amigo na Terra
A força do acaso do encontro é uma constelação"

Há tantos assuntos interessantes nesse mundo sobre os quais eu não sei muito...

Será que algum deles me ajudaria a saber mais sobre mim? Entender sobre personalidades, ego, a razão de eu ser como sou. Entender sobre filosofia e suas correntes. Entender sobre religiões e seus dogmas. Saber mais sobre literatura e sobre todos aqueles que criaram personagens para divagar sobre a alma humana.

Mas, para além desses temas, ninguém revela mais sobre mim do que meus amigos. Incluindo entre eles a minha família. Eles têm espelhos nos olhos. (Nem sempre eu gosto do que eu vejo.)

Esse é o meu critério para gostar de alguém logo de cara: olhos límpidos.

Com a máscara do trabalho eu me saio bem, afinal, é preciso dedicação e eu compreendo as regras. No entanto, na vida social eu sei que sou meio Brigit Jones, falo sem pensar, falo o que penso, dou muitos furos, sou tímida, distraída e até egoísta. O Bruno costuma dizer que, em alguns casos, eu não faço "questão de agradar". Mas qual a pílula que se toma para isso? A do tempo e da experiência? No fundo, creio que os maiores ensinamentos que recebo vêm dos olhos dos meus amigos e algumas vezes, das suas palavras. E acaba sendo o amor, essa força incrível, que está em tudo o que é vivo, que me faz desejar ser melhor do que eu sou.

(E por falar nesse amor, lembrei de uma notícia, que li esta semana, sobre um golfinho que ajudou as pessoas de uma praia a desencalhar duas baleias. E eles são de espécies diferentes!)

A gente, bicho curioso, procura explicações até no nome:
"LILIANA - De origem italiana, deriva da palavra latina lilium, a flor-de-lírio. Portanto, é um anthostônimo ( nome de flor). Este nome foi largamente utilizado por todos os povos, assim sendo, surgiram muitas derivações no espanhol:Lilian ; no francês Liliane; inglês: Lilian ou Lily. Liliana - Do inglês Lilian, que significa pura, inocente. Variantes: Liliane, Liliam, Liliosa. É dotada de um temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar suas metas. Sempre investe com sabedoria e precaução."

E procurando mais sobre o tema, encontrei essa linda declaração de amor a uma Liliane, que diz que o significado do lírio é "te desafio a me amar".

Desejo do dia: um bom descanço para um querido professor que faleceu esta noite. Ele tinha olhos límpidos e me ensinou lições importantes. Difícil acreditar que ele se foi.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Bruno costuma dizer que, em alguns casos, eu não faço "questão de agradar"