sexta-feira, fevereiro 18

Play Back

Dia desses, minha mãe chegou aqui em casa e colocou uma caixa de papelão sobre a mesa: "Ó, tô colocando o teu passado aqui em cima", disse rindo. Era a caixa dos meus diários e agendas. Tenho me divertido muito desde de então.

Em alguns deles eu anotava os acontecimentos com uma precisão incrível: o que eu fiz, com quem, o que comi e o que pensei, todos os dias. De muitas pessoas e situações descritas eu não consigo me lembrar. Assustei-me também com alguns dos meus pensamentos. Muito estranho este encontro comigo mesma, ou várias de mim, mas depois eu conto mais sobre isso. A verdade é que tenho rido, ficado emocionada e até muito indignada comigo mesma.

Enquanto isso, do meu primeiro diário, achei uma historinha fofinha que escrevi quando tinha dez anos e adorava ler Vinícius de Moraes e companhia. Num meio momento esquizofrênico, tenho a impressão de ter ouvido a menina pedir, "Publica para mim?".

"Lá vem a chuva em forma de pinguinhos de prata
Daqui da janela parece que estou dentro de um navio que vai afundar
O sol é uma bola de ouro colorindo os pinguinhos de prata como pedras preciosas das cores do arco-íris
Nem a chuva parece alegrar o velho rabugento do casarão
Só ouço a música do vento. Que solidão!
Pim, pim, pim. Faz o barulhinho da chuva no meu telhado.
Miau, miau. Faz o gato em cima do muro, todo molhado.
Hihihi, hahaha, huhuhu. Fazem as crianças voltando a brincar.
Hum, hum, hum. Faz o velho do casarão.
Parece que ninguém se lembra da chuva em forma de pinguinhos de prata que acaba de passar.
Que solidão!" (1987)

Acabei de ler a história de um artista plástico que resolveu morar nas ruas para ajudar as pessoas. Incrível! Lembrei de São Francisco: notícia completa.
"Eu moro no mundo, mas não sou do mundo. Eu aprendi a ouvir com o coração e não com o ouvido. Eu vejo as coisas longe. Afinal, a minha obra não é essa [apontando os quadros]. A minha obra é fazer a caridade. Enquanto houver uma pessoa com frio, fome e medo é de minha responsabilidade. Eu não quero saber se o prefeito faz, se meu professor faz, ou outro faz. Mas sou eu que tenho que fazer. O teste é comigo". Disse ele.

Desejo do dia: Tranqüilidade.

Nenhum comentário: