sexta-feira, maio 26

Timor Leste

Xanana Gusmão
As coisas não andam nada bem no Timor Leste. Estou participando de uma lista de discussão que inclui pessoas do Timor, brasileiros e portugueses e há dias eles vêm relatandoo início do que parece ser uma guerra interna. Lembrei do filme "Hotel Ruanda".

Por que estou acompanhando isso? Assim que conheci a sua história, tive uma atração inexplicável pelo Timor Leste. Talvez por ser um país em reconstrução, com 4 anos de indepedência, que fala português. Conheci um timorense em Bali e uma brasileira que trabalha na ONU por lá, ajudando na construção das leis.

Território rico em Sândalo, em 1975 ficou independente de Portugal, mas no mesmo ano foi invadido pela Indonésia que estabeleceu uma política de genocídio. Em 1998 em um plebicito organizado pela ONU, os habitantes votaram pela independência. Milícias massacraram suspeitos de terem votado pela independência. Somente em 2002 o Timor Leste tornou-se independente, tendo como presidente eleito o líder Xanana Gusmão.

A Austrália alega que o país foi mal-administrado. Sei pouco sobre o assunto. O caso é que estão todos em alerta. Tropas australianas já chegaram ao país, alguns voluntários e estrangeiros estão partindo. A ONU já está criando abrigos para refugiados.

No site Crocodilo Voador, Rosely Forganes (que eu conheci no Orkut) apresenta muitas informações sobre o país e sobre o trabalho de brasileiros por lá.

Por que eu me importo? Não sei explicar. O mundo tem uma série de áreas em conflito, com pessoas vivendo em situação desumana, inclusive nas nossas favelas. Não consigo ficar apática. Quanto mais eu fico sabendo sobre elas, mais eu me importo.
Outras informações aqui. Assim como informações turísticas.

Desejo do dia: satisfazer desejos materiais.

Nenhum comentário: