quinta-feira, junho 9

Fusuê II


Jovem pintando colega diante da Catedral. (
Mais fotos)

Para entender melhor o movimento, hoje, no nono dia de manifestação, resolvi dar uma olhada. Encontrei uma porção de jovens animados, representantes de outros movimentos sociais e lideranças diversas de esquerda.

Assim como os jovens pareciam tranqüilos e centrados, também pareciam os policiais.

Alguns jovens que haviam sido presos nas primeiras manifestações estavam lá, bem como a menina que ouvi a mãe contar, ontem, que havia feito uma música na cadeia.

E já que haviam sido presos por formação de quadrilha, os jovens resolveram fazer uma quadrilha de festa junina e cantar:

"Pula a catraca Ia, Ia,
Pula a catraca Iô, Iô,
Cuidado para não apanhar,
Pois a polícia já bateu no meu amor"

Aproveitei para tirar fotos para o Blog.

Fiquei numa reunião até 21:30, quando saí, resolvi dar uma olhada para ver como estava a manifestação. Quando passei na frente da Rodoviária, gelei. Uma turbe veio na minha direção e dos outros carros, correndo, gritando, jogando cones. Subi com o carro no canteiro para fazer o retorno, primeiramente com receio de estar fazendo algo errado, depois, escoltada por um policial numa moto. Carros e ônibus que estavam sendo atacados bateram em retirada, auxiliados pela polícia.

Corri para casa e ainda tive tempo de fotografar as cenas do local onde eu estivera, ao vivo, na tela da TV a Cabo (Canal Local).

Como as passagens para as praias estão custando R$3,00, algumas pessoas terão que gastar R$130,00 de ônibus por mês. Ganhando um salário mínimo? Realmente estamos vivendo uma crise de legitimidade dos poderes executivo e judiciário no País e os jovens não acreditam mais que os políticos, como a Câmara de Vereadores, vai ajudá-los a resolver o problema.

Mas sinto que o movimento está ficando mais controlado, mais irônico. Dizem que a multidão gritava para ninguém quebrar nada desta vez. Não vi abusos dos policiais. Acho que estão todos aprendendo.

Amanhã alguns dos estudantes que foram presos farão parte de um chat no Clic RBS (www.clicrbs.com.br), site onde também podem ser encontradas fotos e o mural com respostas para a pergunta: "Você é contra ou a favor da manifestação?", aqui.

Desejo do dia: decisões acertadas.

Nenhum comentário: