sábado, junho 4

Movimentos Sociais - dia de reflexão


Foto do Jornal Diário Catarinense. "À noite, os manifestantes são impedidos de bloquear a Ponte Colombo Salles(...)" Foto(s): Julio Cavalheiro/DC.

Tudo calmo no caminho da Universidade, mas, durante a noite, ainda rolaram telefonemas de pessoas preocupadas avisando amigos e familiares que havia confusão no Centro e é isso que torna o clima tenso. Na verdade, parece que houve apenas uma grande manifestão, novamente pela Beira-Mar, de duas horas, parando o trânsito, mas tranqüila. Ao contrário da noite anterior, quando o movimento perdeu o controle dos participantes.

Parece que o movimento encontrou o rumo novamente. Durante a aula, o professor comentou sobre as manifestações que fez na juventude, como líder estudantil, incluindo uma greve de fome (falsa!). Mas estava preocupado pois essas manifestações não atingiam pessoas que nada tinham a ver com ela. Um certo confronto com a polícia é previsível, mas o ataque aos carros, aos prédios, às pessoas, o vandalismo, desmoralizam os movimentos sociais. Fala-se que outros grupos aleatórios ao movimento dos estudantes entraram na confusão e aproveitaram para promover a quebradeira e que os próprios líderes do movimento estavam preocupados e não conseguiram impedí-los.

Se perguntássemos a alguns dos jovens envolvidos, talvez eles não soubessem explicar bem os motivos do protesto. Havia até um movimento punk promovendo o quebra-quebra, dizem. Estes subiram no carro de som, tiraram os líderes que estavam procurando acalmar a turbe e incitaram o vandalismo.

Por outro lado, o professor, que trabalha na Prefeitura, disse que ouviu: "Se a Ana Paula Padrão reclama ganhando 80.000, então a gente tem que quebrar tudo", ou algo assim, de uma lógica incompreensível.

De fato, todos temos culpa do abuso das empresas de ônibus, acertadas com os políticos que insistimos em eleger, dentre outras culpas. Os jovens sempre estão dispostos a tentar mudar aquilo que vêem de errado. Precisam de boa orientação.

Hoje, numa manifestação pacífica, Hong Kong lembrou o aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial, em Beijing. É difícil definir certo e errado, mas é um bom momento para reflexão.

Desejo do dia: que uma pessoa de quem eu gosto muito possa superar uma fase difícil, de separação.

Nenhum comentário: