quinta-feira, junho 16

Fusuê III, em ritmo de funk: "Ah, eles estão descontrolados!!!"


"Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem." (Bertold Brecht)

Estava no Centro, lá pelas 8:00 h da noite, conversando na frente do prédio da Associação, quando ouvi uma explosão próxima que pensei que fossem fogos de artifício. Dali à pouco, mais uma. Até que vimos o pessoal correndo. Eram os manifestantes. "De novo?", pensei. Alguém avisou: "A coisa tá pegando fogo. A polícia está atirando e soltando bombas".

Bombas? Nem sabia que ainda havia manifestação! Mas lá vinham correndo os jovens com camisetas de protesto enroladas na cabeça, alguns usando máscara de proteção, dessas que dentistas e médicos usam. Um caos! Corri para pegar o carro e sair dali o mais rápido possível. Ao lado do meu carro, vi quando um estudante largou no chão um desses pedaços de paralelepípedo, do tipo que formam as calçadas de Ipanema e as daqui de Floripa também.

"Tão quebrando tudo, tudo, tudo." Avisou o rapaz do estacionamento. "Vieram destruindo desde lá de baixo, quebraram até o Banco do Brasil, de novo." A essas alturas, eu já podia ver os guardas correndo, vindo de todos os lados. Na frente do Banco de Brasil, passava um batalhão de choque... Logistas apressavam-se em fechar as lojas que ainda estavam abertas.

Fui para casa e pude acompanhar, mais tarde, cenas terríveis pela TV. As piores desde que o movimento começou. Foram quebrados orelhões diversos, lixeiras (que aqui são bem bonitinhas), lojas, calçadas. Imagens de carros dando a volta desesperadamente, como fiz outro dia, confrontos, um cinegrafista que ganhou uma pedrada e estava com a cabeça sangrando muito...

Ainda havia cerca de mil pessoas nas manifestções, segundo o reporter e o movimento espera mais para amanhã.

E o Bruninho lá na China... nem pode ver minha homenagem ainda, pois a Internet lá é censurada, e o meu blog, que tem palavras proibidas como "Taiwan", não abre de jeito nenhum.

Desejo do dia: quero a minha mãe!

Nenhum comentário: