terça-feira, agosto 31

Desejos mundanos (oitenta e quatro mil)


Templo aos pé do Big Buda, Lantau, Hong Kong.

Aqui em Hong Kong exitem vários templos budistas. São bonitos, organizados, mas confesso que ainda não entendo bem a filosofia. Considerando que muitas citações interessantes são atribuídas aos budistas, inclusive ao famoso Dalai Lama, gostaria de entender melhor do que se trata.

Estive lendo que existem vários tipos de budismo. O estilo dos templos também varia de lugar para lugar.


Já vi monges reunidos entonando mantras. Fazem um som muito bonito. Mas como será a vida deles? Me pergunto isso porque eles dizem que “o mundo do sofrimento é cheio de desejos”. Como desejo é um dos principais assuntos deste Blog, procurei entender melhor.

Colhido da Internet: “O termo budista “desejos mundanos” (bonno) origina-se do sânscrito klesha, que às vezes é traduzido como “ilusões” ou simplesmente “desejos”. É um termo coletivo para uma série de funções mentais que perturbam a pessoa tanto física como espiritualmente.”

E ainda:
“As preocupações são um elemento constante na vida dos seres humanos. Pode ser dito que tal situação é parte intrínseca da vida. Na filosofia budista estas circunstâncias - nas quais os pensamentos e emoções conduzem ao sofrimento e a confusão mental - são consideradas como desejos mundanos.
(...)

Na cultura japonesa, acredita-se que existam cento e oito tipos de desejos. Este número corresponde ao batidas de sino realizadas nos diversos templos japoneses na véspera do Ano Novo. Outra fonte, estabelece o número de oitenta e quatro mil desejos mundanos.”

Será que sou escrava de cerca de oitenta e quatro mil desejos ilusórios que me fazem sofrer?

Passar a vida a se livrar dos desejos, seria essa a filosofia budista? Talvez não seja nada disso e eu esteja entendendo errado. Mas ficar num templo entonando mantras (o que também pode ser uma visão errada minha) não me parece uma idéia legal. Também já ouvi dizer que eles rezam pela paz mundial e isso influencia positivamente nas nossas vidas. Talvez só algumas pessoas tenham essa vocação para a iluminação.

Curiosa que só, vou pesquisar um pouco mais sobre o assunto para poder entender o que se passa naquelas cabecinhas raspadas.

Cá do meu lado eu ainda prefiro ter desejos e realizá-los de vez em quando. Sou tão feliz e tranqüila com essa vida que não sei como poderia ter mais paz espiritual do que já tenho hoje. Seria essa felicidade uma grande ilusão? Estilo Matrix?


Os desejos das pessoas tornam esse mundo um lugar pior para se viver?

Livrar-se das ilusões do ego? Livrar-se do sofrimento, das perturbações e desejos mundanos? Para mim isso se assemelha muito com a idéia de morte...

Melhor nem saber...

Sobre o desejo de ontem, fui na academia, fiz a aula e ainda consegui correr meia-hora! Isso me proporcionou uma paz espiritual incrível.

Desejo do dia: ter força de vontade para organizar meus arquivos pessoais.