Oferendas.
Os chineses acreditam que essa é a época do ano em que os fantasmas saem do inferno para percorrer o mundo (mêda!), devendo portanto ser aplacados com ofertas de comida, vinho, dinheiro e incenso. Os chineses que não são loucos nem nada, queimam dinheiro falso, claro.
Voltamos para casa tarde, mas o Bruno ainda foi dar aquela olhadinha “rápida” nas Olimpíadas, que aqui passam de madrugada.
Os comentaristas da Pearl, canal local, são uma atração à parte. Parece que só há uma dupla para narrar todos os esportes. Mas é claro que eles não entendem todas as regras, então fica uma versão um pouco mais tosca do Galvão Mala Bueno falando bobagem. Só que o Galvão não é tão engraçado porque ele narra sozinho e acha que sabe.
Os narradores daqui são mais humildes:
“ _ Eu acho que isso foi um ponto”
“ _ Não estou entendendo o porquê de não ter sido ponto...”
“ _ Parece que aqueles ganharam, eles estão pulando e comemorando.”
“ _ E agora, o que aconteceu?”
Ou então eles ficam tentando descobrir as regras durante a narração. “Pelo que entendi, quando ele bate na barriga é ponto”. Às vezes eles erram feio e o Bruno fica indignado.
No jogo de volei Brasil X EUA, quando o jogador dos EUA ia sacar, a torcida brasileira tradicionalmente vaiava e fazia bastante barulho para desconcentrá-lo. Os narradores ficavam se perguntando:
“ _ Você sabe por que eles estão vaiando?”
“ _ Deve ser algum protesto contra a guerra.” Vai explicar...
O Bruno tá rindo agora, durante o jogo de handebol BrasilXChina. O narrador disse:
“ – Agora empatou. Ah, não, já tinha empatado antes, agora virou. Desculpem.”
Tá chovendo bastante hoje. Os fantasmas famintos devem estar todos molhados...
OBS: Ainda não cortei o cabelo. Lembrei que no final-de-semana é sempre cheio. Vou fazer como nas dietas, deixar para segunda-feira.
Desejo do dia: ver o Brasil levar a medalha de ouro no vôlei masculino.