terça-feira, agosto 31

Onde mesmo?

Ou "Tudo o que você 'sempre' quis saber sobre Hong Kong, mas nunca teve interesse de perguntar"

_ Hong Kong? Legal!!! (Onde mesmo???)

Hong Kong não é Coréia, não é Japão, não é Taiwan, é um pouco China, mas não exatamente.

Com o objetivo de uniformizar conceitos, vou facilitar e colocar um link para um mapa da Ásia mostrando Hong Kong. Um território pequenino que era colônia inglesa e que foi devolvido em 1997, tornando-se uma Região de Administração Especial (SAR) da República Popular da China (PRC).

(Pergunta: "Como assim, você está num país comunista?") Foi determinado que Hong Kong manterá sua autonomia política, econômica e jurídica durante 50 anos após a devolução. Portanto, aqui vive-se o regime de "um país, dois sistemas". Coisa de louco! Mas melhor isso do que passar a ser comunista de uma hora para outra. (Essa parte a seguir é importante) Assim, como membro de organismos internacionais, o nome correto é "Hong Kong, China". A China é "People's Republic of China"(PRC) e Taiwan é "Republic of China" (ROC), já que este se recusa a pertencer à China (PRC) e isso ainda pode dar em guerra. Mas é uma outra história interessante. (É claro que eu só sei isso porque estou aqui!)

(Momento dramático) Ninguém sabe ao certo como vai ser a transição para o comunismo (se é que isso vai acontecer), uma vez que Hong Kong é um dos principais centros de serviços financeiros, comerciais e legais da Ásia. Grande parte do comércio com a China é feita por aqui, onde há um sistema legal sólido, baixa intervenção estatal, poucos ou nenhum imposto, excelente infra-estrutura de logística e comunicações. (Sono na platéia) Além disso, as pessoas falam inglês e é considerado o centro nervoso do Delta do Rio das Pérolas, que compreende a região próxima a Hong Kong, resposável por mais de 1/3 do comércio externo da China. (Lili perdendo o fôlego) Hoje estima-se que empresas honkonguesas comandem mais de 60.000 unidades de produção na China continental, 90% no Delta. Grande parte mudou-se para o "lado de lá" nos últimos anos afim de aproveitar a mão-de-obra barata, ficando aqui apenas a administração. (Pausa para respirar)

Para concluir, (De um fôlego só) 1/5 do comércio entre Brasil e China (o Brasil exportou 4,5 Bilhões de dólares para a China em 2003) é intermediado por Hong Kong, cuja ilha principal é praticamente do tamanho de Flo ri pa... (Ufa!)

Mapinha amigo, Lonely Planet, Ásia.
Mapa de Hong Kong.
Mais informações sobre Hong Kong: aqui!
Textos e links diversos sobre Hong Kong: aqui!


Agora que essas informações mudaram a sua vida, vamos mudar de assunto.

E o prêmio “Santa Inutilidade, Batman” dessa semana vai para: Arremesso de Pinguins!
Contribuição da nossa amiga Sheilinha. Obrigada. Adoramos! Eu o Bruno fizemos 323,5.

Desejo do dia: resgatar dois desejos que ficaram para trás.