quarta-feira, novembro 24

A festa dos desejos

A decoração de Natal de Hong Kong já está começando a fervilhar. Logo logo vamos estar esbarrando em árvores, bolas, trenós e todos os ícones dessa data de união e consumo. E por falar em união, vamos também tropeçar em todas as famílias que se juntam para tirar fotos na frente desses enfeites. Uma mania. (Só para lembrar, 9O% da população de Hong Kong é budista e taoísta.)

É de ofuscar os olhos o que eles fazem por aqui. Os prédios imensos ganham uma decoração de neon colorido, de gosto duvidoso mas eficiente no quesito festerê. Exemplo aqui.

Para muitos, o Natal é uma data controversa e por isso eu não vou entrar em nenhuma questão sobre consumismo X magia, alegria X tristeza, saudades X união, Papai Noel da Coca-Cola X Menino Jesus, paz na Terra X “farinha-pouca-meu-pirão(ou peru?)-primeiro” etc. Eu só quero colocar para reflexão uma campanha que recebi. Por estar relacionada ao Natal, sei que ela enseja alguns dos empasses citados, mas enfim... Só sei que essa é uma data em que a pobreza costuma doer ainda mais.

“Gostaria de divulgar que os Correios abrem as cartinhas que as crianças mandam para o Papai Noel e tentam atender aos pedidos.
Inicialmente, é feita uma triagem das cartas para atender as comunidades mais pobres, creches, orfanatos etc.
Quem quiser e puder ajudar, pode ir no correio e ler as cartinhas, escolhendo aquela com que mais se identificar.Mas já aviso: haja coração! o que tem de criança pedindo comida,emprego para a mãe, caderno para estudar etc, é duro... uma das crianças apadrinhadas pediu um colchão para dormir... é triste, né?
É claro que tem muito pedido de bicicleta, barbie, poli, video-game. - Esses sonhos de qualquer criança - enfim - tem pedido para todogosto e bolso!
Depois que comprar o presente, basta entregar no próprio Correio,que eles se encarregam da entrega. (...)
Se alguém preferir, não precisa apadrinhar uma carta específica. Pode doar o que quiser, que o pessoal do correio seleciona para quem mandar.” (Não sei quem escreveu pois veio passando adiante)


Mais sobre a campanha no site dos Correios.

Desejo do dia: descansar.


Nenhum comentário: