quinta-feira, novembro 18

É um trabalho sujo, mas alguém...

"Todo progresso está baseado no desejo inato e universal de todo organismo vivo de viver acima de suas posses." Samuel Butler

Quando eu era mais nova, era o terror das empregadas, faxineiras, governantas e afins, principalmente quando moravam lá em casa. Não só porque eu era egoísta, anti-social e pirralha, mas porque era um tipo de relação com a qual eu nunca soube lidar, para a aflição dos meus pais, que tentavam me transformar num ser humano educado e gentil.

Depois, comecei a me perguntar: para que possamos ter certos confortos algumas pessoas precisam ser pobres? Se todos tivessem as mesmas chances quem iria faxinar? Limpar as ruas? Construir prédios? Capinar? Às vezes eu ainda fico sem graça diante da nossa faxineira em Hong Kong, que vem limpar o meu chão, o meu banheiro.

Certa vez um professor de Economia Política me respondeu que as máquinas deverão fazer todo o serviço mais pesado no futuro. É verdade que a mecanização do trabalho é cada vez maior, mas ainda há muito que as máquinas não podem fazer e tão cedo não poderão.

O que significa que por muito tempo eu vou ter que passar por essas situações.

Com relação à hierarquia nas relações de trabalho, tudo bem, pois, a principio, todos têm as mesmas chances, mas eu teria sido uma péssima rainha.

(...)

O mundo tal qual ele funciona, está longe de um dia ser justo. Não há lugar para que todos tenham tudo o que dizem por aí que todos deveriam querer: casarão, fazenda, carro(s), iate, ilha particular e por aí vai. Por outro lado, comunistas, socialistas, anarquistas estão falidos. Só sobraram os capitalistas e os terroristas.

Depois de ter escrito isso, me deparei com a seguinte notícia: O Globo. "Charles acha que nem todos podem subir na vida. Príncipe causa furor ao criticar sistema educacional moderno, por dar esperança de ascenção aos súditos." Seriam palavras dele: "tudo é resultado do utopismo social que crê que é possível manipular genética e socialmente a humanidade e contradizer assim as lições da História". Será que ele quis dizer isso ou manipularam as suas palavras? Enfim, acho que compreendo a depressão da Diana.

The Mirror: "Know your place". The Independent. Outras opiniões (inglês).

Desejo do dia: estudar.

Nenhum comentário: