quinta-feira, outubro 7

Constatações rápidas sobre a Tailândia


A Tailândia é o país mais parecido com o Brasil que visitamos na Ásia, só que, aparentemente mais pobre. As pessoas até entendem piadas de duplo sentido e deboche e tentam enganar os turistas na maior cara-de-pau. Bangkok me lembrou bastante São Paulo, em alguns dos piores aspectos e as praias do Sul se parecem com as do nosso Nordeste, nos melhores.

Entretanto, em termos de organização para receber o turista, perdemos a longa distância. Mesmo não falando inglês, os tailandeses que encontramos falavam melhor que seus correspondentes no Brasil. O número de turistas, a conta bancária dos mesmos e a diversidade de origem é de fazer inveja louca à Embratur. A segurança coloca o Rio de Janeiro e qualquer outro destino turístico brasileiro na sola das Havaianas Fashion. Sem contar a organização dos transportes, as informações, os resorts e toda a infra-estrutura turística disponível.

Tá certo que Hollywood ajuda. Cansei de ver mocinha por aí dizendo que tem como sonho conhecer a Ilha na qual o carinha que La Gisele tá pegando filmou "A Praia". Na época, os ecologistas tiveram pitís porque a equipe técnica quis plantar uns coqueirinhos aqui, cortar umas plantinhas ali. Agora, lanchas e lanchas lotam, todos os dias, façam monsões ou sol a pino, aquela minúscula baía. Todo tipo de sujeira flutua sobre a água. Mas o cofrinho da região e da monarquia tailândesa vai bem-sawadee.

Aqui na Ásia fizemos viagens ótimas a lugares lindos. No entanto, os turistas do mundo não sabem o que estão perdendo em não visitar o nosso Brasil e se depender das políticas ancestrais de nossos governantes, nunca vão saber.

Fotos da viagem. Nas quais vocês poderão ver nossas caras e bocas e extra-pounds, praias, templos, a ilha na qual você-sabe-quem filmou você-sabe-qual-filme, passeio de elefante, baratas, digo, besouros salgados e outros clichês turísticos que só papai e mamãe vão ter paciência para apreciar.

Desejo do dia: Parabéns estratosféricos para o meu amadíssimo irmão Leonardo que não namora a Gisele mas é um artista! Completa 14 invernos curitibanos.

O próprio!


Nenhum comentário: