sábado, outubro 30

Sobre a China, parte II (de N)


"Não cuspa (no chão)", cartaz no corredor de um prédio, na periferia de Hong Kong.

Comentário do Fernando do último post: “Liliana, é verdade que os chineses de Hong Kong são bem diferentes do resto do país? Na universidade americana onde estudo, os chineses têm uma fama terrível de serem pouco higiênicos, falarem muito alto e terem pouca educação. Eu achei que fosse racismo americano, mas tenho que admitir que estou vendo muitos exemplos disso.”

Sim, os chineses de Hong Kong são diferentes. Ao contrário da China mailand, que tem milhares de anos de história, Hong Kong é um território colonizado recentemente. Fazia parte da China sim, da província do Cantão, mas não era muito habitado. Em 1842, foi cedido aos ingleses e devolvido em 1997. Durante este período, enquanto Hong Kong se desenvolvia capitalista, a China sofreu com grandes conflitos e transformações, tornando-se, por fim, um país comunista.

Só lendo livros como "Cisnes Selvagens" para entender um pouco do que se passou por lá. A China, como outros países, viveu regimes que promoveram a desigualdade social, com grande parte da população vivendo na pobreza e uma minoria em grande luxo. Até por isso a revolução camponesa teve tanto apoio.

Quando os comunistas tomaram o poder, professores, intelectuais, empresários, pessoas que significavam um estilo de vida burguês, foram castigados, deportados, mandados para o campo, para “aprender” com os camponeses. Muitos destes últimos tinham desprezo pela classe dominante e fizeram os novos colegas passar por maus bocados. No período da revolução cultural (1966), iniciou-se um movimento contra toda a literatura anterior a Mao, que foi queimada, assim como as obras de arte, templos e tudo o que fosse associado à vida burguesa. Muitas dessas obras vieram parar em Hong Kong. Por isso, uma das atrações da cidade são as lojas de antiguidades, vindas da China.

Nesse movimento, também foram condenados comportamentos burgueses como dizer “por favor” e “obrigado” ( considerados hipocresia burguesa), usar enfeites e até alguns hábitos de higiene. Pessoas eram denunciadas e punidas por manisfestarem qualquer contrariedade a isso. O Partido controlava seus pensamentos por meio das sessões de “autocrítica” organizadas por líderes de cada rua. Pais deviam denunciar filhos e vice-versa.

Em meio a isso, a China ainda passou por um grande período de fome, no qual boa parte da população morreu.

Por tudo isso e por muitos outros fatores, é possível compreender que muitos chineses comam de tudo, arrotem, peidem, façam barulho ao comer e tenham os dentes cariados, não?

O pessoal que trabalha com eles por aqui também costuma ficar indignado com a falta de iniciativa e de opinião. É preciso lembrar que até pouco tempo atrás poderiam morrer por terem iniciativa (afinal o que não é permitido é pribido) e opinião.

Em Hong Kong é um pouco diferente. Há um meio-termo entre o comportamento e a cultura inglesa e a chinesa, mas também difícil de entender completamente.

Bom, nós brasileiros também não somos perfeitos não é mesmo? Afinal, somos todos seres humanos, tentando sobreviver da maneira que nos ensinaram.

Desejo do dia: "passa" tosse chata.

Nenhum comentário: