quarta-feira, dezembro 22

Feliz Natal!


Família em Belém, Oriente Médio, 2004. (Fonte)

O presépio, um dos símbolos do Natal é a representação de um momento sagrado na cidade de Belém. Só que as noites naquela cidade não têm sido assim tão felizes. Belém é uma das cidades ajudadas pela organização na qual eu sou voluntária, a Crossroads. Os colegas que estiveram lá trouxeram fotos das pessoas e de locais destruídos pelas bombas. Lá, tiros e explosões podem ser ouvidos freqüentemente durante o dia e à noite, as pessoas sofrem incertezas e privações diversas, de mantimentos, de bens, da liberdade. (O relato me lembrou um pouquinho a situação dos moradores das favelas do Rio de Janeiro, mas fiquei quietinha.)

“A continuidade da ocupação israelense no entorno de Belém impedirá a livre circulação de palestinos da cidade natal de Cristo no restante da Cisjordânia. Também serão reforçados os bloqueios no acesso a Jerusalém” (Fonte)

Diante disso, é fácil pensar que os outros que estão errados e que há muita violência no mundo. Posso então pensar que eu até que sou legalzinha. Mas no fundo sei que o mundo reflete um ódio que às vezes eu também tenho, mesmo que me doa admitir. Admitir que sei como fazer as pessoas sofrerem, que sinto mágoa, desejo de vingança, ressentimento, inveja, intolerância, um pouco de culpa e egoísmo. Tudo aqui guardadinho num canto, para que Papai Noel não veja e assim me traga lindos presentes...

Algumas pessoas podem a passar a vida rejeitando sentimentos naturais, sem aprender a lidar com eles, acumulando incertezas, depressão e patologias diversas. Afinal, é preciso ser um cidadão honesto e virtuoso, ao contrário daqueles bandidos que se encontram nas cadeias, dos políticos corruptos, dos terroristas e assassinos em geral.

E no meio dessa loucura, quem está realmente nos ensinando a conviver?

O que eu desejo a todos neste Natal e nessa virada de ano é que cada um de nós possa encontrar a sua paz, o seu caminho, guiado pelo Deus que está em nossos corações e em todas as coisas. Feliz Natal e feliz Ano Novo, amigos!

"Jesus não veio de além do horizonte azul para fazer da dor o símbolo da vida, mas para fazer da vida o símbolo da verdade e da liberdade. (...)
Jesus não desceu do mundo da luz para destruir as nossas casas e, com suas pedras, construir conventos e eremitérios. (...)
Jesus não veio ensinar aos homens a erguer igrejas suntuosas ao lado de casebres miseráveis e de habitações frias e escuras, mas veio para fazer do coração do homem um templo, e de sua alma um altar, e de sua mente um sacerdote." (Gibran)


Nenhum comentário: