sábado, setembro 18

Os outros são os outros e só.

Quando você julga os outros, não os define, define a si mesmo. (Wayne W. Dyer)

A CNN adora uma desgraça! Acabou de passar pela tela o nosso Brasil varonil, ou melhor, manchas de sangue nas calçadas de São Paulo, de algumas pessoas assassinadas.

Vou confessar algo que considero meio monstruoso. Quando ouvi as primeiras notícias sobre mendigos assassinados nem dei atenção. As manchetes eram do tipo:
“ Massacre de mendigos do Centro”
“ Morre mais um mendigo e outro é achado ferido”.
“ Mais dois mendigos mortos”
Ou as variáveis politicamente corretas chamando mendigos de moradores de rua.

Não percebi as notícias como “Pessoas vêm sendo assassinadas a pauladas nas ruas”. O que me chamaria a atenção porque poderiam ser pessoas como eu ou as pessoas que amo. Poderia ser uma manchete preocupante mostrando o início de uma guerra civil ou a atuação de psicopatas. Mas não, trata-se apenas da morte de um grupo específico de pessoas, do qual eu não faço parte porque sou “de boa família”, “inteligente” e “trabalhadora”. Ironias a parte, num primeiro momento, eu realmente não dei atenção a essas notícias. Assim como não reparo nas notícias de mortes e desastres mundo a fora.

Como podemos nos sentir tão indiferentes com relação às pessoas que dividem esse mundo conosco e, ao mesmo tempo, tão preocupados com aqueles que identificamos como “os nossos”?


Costuma-se dizer:
Os favelados,
Os velhos,

Os muçulmanos,
Os comunistas,
Os chineses,
Os outros...

Morar nas ruas pode ser a última alternativa para um ser humano que já teve sua vida e suas esperanças arruinadas em todos os sentidos. Sem direito a nada, nem mesmo a alguma consideração pós-mortem. Existe uma alternativa para todas essas pessoas? Um lugar para ir? Alguém a quem pedir ajuda? Talvez para uma pequena parte, sim. Talvez alguns deles tenham que parar com essa história de não querer trabalhar, de querer dormir no desconforto das ruas frias, grudentas e sujas e voltar para as suas caminhas aconchegantes e perfumadas. (Ps: ironia.)

Explosões, furacões, terrorismo, "tem sido uma semana especialmente sangrenta no Iraque", diz o repórter... Enquanto a vampiresca CNN continua buscando manchas de sangue mundo a fora, eu fico aqui, temendo ter que ver passar na telinha as imagens de mais uma terrível tragédia da humanidade: "Bush reeleito".

Já estou fazendo julgamentos de novo, a respeito de como eu penso que o mundo deveria ser...

E antes que alguém pergunte porque eu estou assistindo à CNN, eu já vou avisando que é o Bruno quem clica nesse canal manipulador "duzinfernu". Acabei de mudar para algo mais instrutivo: Fashion TV.

"Desconfio do respeito de um homem para com seu amigo ou sua bandeira quando não o vejo respeitar o inimigo ou a bandeira deste."
(José Ortega Y Gasset)

Resumo de um fim-de-semana que começa: dia lindo em Hong Kong, amigos esperando para uma festinha de aniversário, uma turista acidental chegando. Vamos levá-la para conhecer a cidade. Lili de cabelos novos, satisfeita.

Desejo do dia: mais discernimento.