quinta-feira, setembro 30

Cadê a privada que o chinês inventou?

Post enlatado, ja que estamos em Koh Phi Phi (Uhu). Escrito em junho de 2004 para o site.

É inevitável ter algumas sensações de choque cultural em Hong Kong, mas a única que me fez refletir sobre meus conceitos de civilização foi a que tive diante de um banheiro público na praia. Sempre achei que o vaso sanitário era uma invenção (chinesa, aliás) universalmente aplaudida tal qual outras mais recentes como a TV e a geladeira, mas eis que não.

Embora já tivessem me avisado sobre os banheiros chineses, não pude evitar a estranheza do primeiro encontro. A princípio parecia um banheiro público como qualquer outro, com espelhos, algumas pias, portas enfileiradas, decente. Mas quando abri a porta, lá estava, ou melhor, não estava. Só havia uma louça no chão, como se a privada tivesse sido enterrada pelo soco de um gigante. É o que chamam de sistema turco ou bacias turcas, também conhecidas pelos apelidos de “agachadouro” ou o indelicado “cagadouro”. Fui abrindo as outras portas para verificar se eram todas assim. Duas eram “normais”, ainda bem.

Com o tempo fui aprendendo que os banheiros públicos possuem essa opção, mas em restaurantes, shoppings e lugares mais “ocidentais” de Hong Kong usa-se o vaso sanitário. Contudo, um dia fomos visitar um templo longe do centro e lá só havia a opção da agachadinha. Dizem que na China (Mainland) é quase sempre assim.

Confesso que tenho o costume de não sentar em banheiros públicos – os homens podem achar isso meio estranho, mas a mulheres conhecem o malabarismo sobre o qual estou falando – mesmo assim, sinto falta da privada porque agachar totalmente é muito estranho. A gente não fica mais perto do conteúdo evacuado do que quando senta em um vaso, mas a sensação é mais ou menos essa.

De qualquer forma, pelo fato de co-existirem os dois sistemas nos banheiros, não se trata de uma obrigação, mas de uma opção cultural, que eu não entendo. E o que é mais engraçado é que eles também parecem não entender a nossa, visto que é comum encontrar marcas de sapato nos assentos dos vasos (Argh!). Ou seja, eu até posso encarar o buraco, mas alguns não sentam na patente por nada!

Para quem quer saber mais:
- Fotos de banheiros de todo o mundo
History of the toilets
- História dos banheiros públicos History of public toilets
- Fotos de
banheiros selecionados de Tokyo

Nenhum comentário: