quarta-feira, setembro 8

"Sonhaaaaar não custa nada...

...E o meu sonho é tão real
Mergulhei nessa magia, era tudo o que eu queria para esse carnaval
Deixe a sua mente vagar, não custa nada sonhar
Viajar nos braços do infinito, onde tudo é mais bonito, nesse mundo de ilusão..."
(Eu sei que ficou ridículo, mas eu sempre tenho vontade de cantar músicas ridículas, jingles etc. Além do mais, é meu samba-enredo preferido e o único que sei de cor.)

Frequentemente tenho sonhos que me parecem reais. Sonho histórias completas, novos lugares, prédios, pessoas, diálogos, histórias. Lembro de detalhes de muitos deles até hoje, acumulados como memórias de viagens. Por isso posso dizer que há lugares que (só) conheço em sonho.

Também sonho com coisas que acontecem depois. O que deve ser explicado por alguma lei de coincidências, dado que na maior parte das vezes eu sonho coisas que não acontecem depois. Enfim, hoje de manhã falei para o Bruno:
- Sonhei com um terremoto.
- O da Argentina? – ele perguntou.
- Teve um terremoto na Argentina?

Às vezes eu controlo os sonhos, mudando algumas partes e às vezes eu tenho certeza de que não é sonho. Um dia desses cheguei a sonhar que eu enfiava o pé na grama fazendo questão de sentir a terra húmida, estendia a mão na chuva e ficava olhando os pingos caírem e enquanto os sentia molhando meus dedos, repetia empolgada: - Tá molhando, não é um sonho...

Hoje sonhei ainda que era uma atriz ou participava de uma filmagem (sonho que vem se repetindo), que meu cabelo estava comprido de novo e sonhei com a Nívea Stelmann, vestida de muçulmana como na novela “O Clone”, numa casa oriental. Eu aproveitava para tirar fotos das portas enfeitadas com delicados mosaicos de madrepérolas.

“Para Freud todo o sonho poderia ser interpretado como a realização imaginária de um desejo, desejo este que seria o motivo do sonho...” (Jung, “Freud e a Psicanálise”)

Será que todo dia à noite enfrentamos nossos desejos ocultos? E ainda colocamos bastante criatividade neles? Dia ápós dia? Que tipo de brincadeira é essa? Ser humano é muito esquisito!

E já que estamos na China, li por aí: os provérbios chineses são compostos de quatro ideogramas, tratando-se do máximo de informação em um mínimo de espaço. Por exemplo:

Chi Ren Shuo Meng (Idiota Pessoa Falar Sonho) - Usado quando alguém diz algo absurdo.

Desejo do dia: o doce de leite que o Bruno fez deixando a lata de leite condensado ferver durante duas horas... muito bom.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não ía comentar, mas já comentando...
Agora mesmo eu estava falando sobre sonho. Que coincidência! Entendo um pouquinho de Psiquiatria e definitivamente não concordo com Freud quanto aos sonhos. Mas quem sou eu...
Já comentando, portanto, ótimo post!

www.pedrocamargos.blogger.com.br

Anônimo disse...

Olá! Gostei muito do teu blog. Se quiser fazer uma visita ... http://fbaganha.blog.uol.com.br. Beijinhos! Fernando