segunda-feira, outubro 22

México

Pirâmide do Sol em Teotihuacan. Anterior ao Império Asteca, ainda há muitos mistérios sobre a civilização que a construiu.

Depois de dois meses, a rotina do México começa a se organizar.
Nosso bairro, Coyoacan, é uma graça. Pequeno, tranquilo, histórico, hospitaleiro. As crianças já vão à escola. Já conheço as ruas pelo nome.
Comprei um livro de História para conhecer melhor os personagens que dão nome às ruas. Terminei de ler o excelente "O Asteca", o que já me ajudou bastante.
Tenho vontade de conhecer melhor o que vejo. Em uma primeira impressão, o que mais me chama a atenção é perceber como a alma asteca paira no ar, de uma maneira que nunca percebi nossas origens indígenas se sobressaindo no Brasil. Pelo menos não no Sul e no Sudeste e nas cidades das demais regiões que eu visitei. Quando observei uma influência indígena, parecia estar mais relacionada às tribos ou ao que restou delas, ao que existe hoje, não ao que existia antes da chegada dos portugueses. Como se a nossa missigenação nos tivesse transformado em algo totalmente novo. Não sou antropóloga. São apenas impressões.
Por aqui, em todos os aspectos da vida cotidiana, percebo a influência da cultura pré-hispânica. Nos nomes das ruas, na arquitetura, nas tradições, na alimentação, nos temas das artes plásticas, na moda, nas capas expostas nas livrarias. Também são ressalatados os mariaches, Frida Kahlo e Diego Rivera, mas chama a atenção o tema "astecas" e outras referências aos povos, tradições e artesanato de origem pré-hispânica.
Vejo com assombro de turista, que o Centro do Mundo Único, o coração de Tenochtitlán, capital do império asteca, destruída por Cortés, está ressurgindo no centro da cidade do México, por debaixo das antigas contruções espanholas. Em cima das ruínas do Templo Maior e do centro do universo asteca, os espanhóis construíram sua Catedral Metropolitana e edifícios de governo. Devido a fatores geológicos (ou por vondade dos deuses, segundo alguns) muitos desses edifícios estão visivelmente tortos e o que restou de Tenochtitlán está emergindo nas escavações recentes. No pátio inclinado da entrada da Catedral Metropolitana, centro histórico da Cidade do México, foram instaladas vitrines para o subsolo de forma que agora os turistas podem ver as pinturas coloridas dos prédios astecas que, pensava-se, haviam sido sublimados. As cores astecas voltam à luz do dia já que nunca foram realmente aniquiladas. Conheço pouco ainda do México, mas me parece que sob a máscara da nova civilicação, permanece a alma asteca. Essa é a minha primeira impressão.

Desejo do dia: que a nossa mudança chegue logo.

3 comentários:

Neria disse...

Que surpresa boa! Sempre passava por aqui para ver se havia alguma novidade o que, finalmente, aconteceu.
Quer dizer que foram parar no México?
Esta bonequinha no seu colo é a Lorena? Como está crescida!
Adorei saber que vc está de volta. Fechei o blog da Ginástica de Areia e agora só conto as novidades através de fotos no Flickr.
Vou voltar sempre para saber como vão indo as coisas e meu desejo do dia é que vcs sejam muito felizes na nova morada.

Lucia Malla disse...

Que ótima - e dupla! - surpresa: saber que está no México e que volotu a escrever aqui. Muitos desejos realizados pela frente, Liliana! Aloha!

Anônimo disse...

1° faça como diz a simpatia

Acenda três velas brancas sobre um pires.
Ao lado delas, coloque um prato ou copo, com água e duas colheres (sopa) de açúcar.
Dedique essas velas aos três Arcanjos protetores: São Miguel, São Gabriel e São Rafael

2° (Então faça seu pedido com fé.) Agora faça a oração abaixo:

Senhor Deus, em nome de Jesus Cristo e da Santíssima Virgem Maria te peço que neste exato momento (nome) sinta saudades de mim. Que seja o que for que contrarie a nossa união, se acabe imediatamente e desapareça para sempre da vida e dos caminhos de (nome) e que (nome) sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, de demonstrar o seu amor por mim com palavras e atitudes e de voltar definitivamente para junto de mim. Que os nove coros dos Anjos soprem meu nome nos ouvidos de (nome) e que se sinta inquieto, desassossegado até dizer que quer viver comigo para sempre, e que me ama verdadeiramente. Que esta vontade se torne irresistível neste exato instante, que eu esteja sempre no coração e no pensamento de (nome). Louvado seja Jesus Cristo, louvado seja nosso Deus todo poderoso, Rei do universo, da terra, do céu e do mar, louvado também sejam os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que este meu desejo se reforce na luz e na graça do Mestre Jesus Cristo e que se realize agora mesmo. Pela Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo de Deus, que quebre o orgulho, a magoa, o egoísmo e o medo que se instalaram no coração de (nome). Peço a nosso Senhor Jesus Cristo, qu!
e nos proteja e ao nosso amor e que este amor jamais cause tristeza a ninguém. E, que do caminho de (nome) sejam desviadas as más influências, maldades e invejas. Peço aos três Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael que afastem (nome) de pessoas que possam afastá-lo de mim, principalmente de mulheres que ele procurar. Que (nome) fique protegido e somente sinta amor, atração e desejo por mim e por ninguém mais, por nenhuma outra mulher além de mim e que pare de procurar outras mulheres e encontre em mim tudo o que ele deseja: amor, carinho, sinceridade, paz, prosperidade, alegria e felicidade. Que (nome) sinta-se atraído somente por mim. Oh mestre Jesus! Eu suplico que neste momento (nome) sinta uma irresistível vontade de ligar para mim, de estar junto de mim, que se arrependa de suas mentiras para comigo e ações erradas praticadas contra mim e contra nosso amor e que possamos de agora em diante viver uma união com amor verdadeiro, sinceridade, lealdade, respeito mútuo, f!
idelidade, prosperidade, alegria, saúde e felicidade e acima d!
e tudo, abençoados por Deus, até o final de nossas vidas. E, que tudo se cumpra assim que eu publicar esta oração. Eu sou a realização desse desejo! Eu sou a pura atração e único amor verdadeiro de (nome). Eu sou a imediata saudade de (nome). Eu sou o amor perfeito de (nome). Eu sou a realização de (nome) Eu sou o coração de (nome). Eu sou a única mulher que habita o pensamento, o coração e a mente de (nome), eu sou as melhores lembranças de (nome). Eu sou tudo na vida de (nome). Que assim seja assim será, assim está feito! Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo Amém. Deus pai, Deus filho, Deus Espírito Santo não deixe o inimigo tripudiar em mim! Eu agradeço, agradeço, agradeço de coração!

Ofereço as três velas aos Arcanjos Miguel, Gabriel, e Rafael em Agradecimento louvor e honra a Trindade Santa e aos três Arcanjos.

Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria e um Credo.